A parceria entre a Famasul e o Batalhão da Polícia Militar Rural contribuiu para uma expressiva queda nos índices de criminalidade no campo. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ao comparar 2024 com 2021, ano que antecedeu o lançamento do Programa Campo Mais Seguro, houve uma redução de 32,6% nos homicídios, de 34,6% nos furtos, de 52,6% nos abigeatos, e os casos de roubo tiveram uma queda de 56,8%.

A reestruturação do policiamento rural, que passou a contar com um comando único sediado em Campo Grande, ampliou a efetividade das ações repressivas e preventivas em 2024. Nesse ano, sob o Comando do Tenente-Coronel Maurício, o Batalhão Rural apreendeu 25 armas de fogo e mais de 12 toneladas de drogas, além disso realizou a prisão de 84 indivíduos e a recuperação de 33 cabeças de gado.

Ainda em 2024, foram realizadas 42 reuniões com os sindicatos rurais a fim de apresentar a evolução do policiamento rural, passar dicas de segurança, entregar materiais de apoio e detalhar os investimentos na segurança primária no campo.

O reforço também incluiu a capacitação de 91 policiais em operações com drones, por meio de cursos promovidos pelo Senar/MS entre 2022 e 2024.

“Quero expressar nosso mais sincero agradecimento à Polícia Militar, especialmente à PM Rural, por seu trabalho incansável e dedicado em trazer mais paz ao campo. Muitas vezes deixam seus próprios lares e famílias para proteger as nossas. Sua atuação tem sido essencial para reduzir a criminalidade, reforçando a proteção das propriedades rurais e fortalecendo a segurança em nossa região. Obrigado por serem um pilar de defesa e esperança para nossos produtores e nossa sociedade”, declarou Marcelo Bertoni, presidente da Famasul.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Rural, coronel Cleder Pereira, o reconhecimento dos produtores é o maior ganho da instituição. “Esse apoio e confiança refletem diretamente no compromisso com a segurança pública e na melhoria do nosso trabalho”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos, reforçou a importância da integração entre o poder público e as instituições representativas do agronegócio.

“Essa parceria entre os órgãos nos permite proporcionar maior segurança para as famílias do campo. Tenho certeza de que a Polícia Militar vai buscar cada vez mais a união de esforços, atendendo tanto o grande quanto o pequeno produtor”, declarou.

Recentemente os policiais receberam 77 novas viaturas, das quais 36 foram destinadas ao policiamento rural. A expectativa é que essas medidas reforcem a segurança ostensiva e preventiva em todo o estado.

Na última terça-feira (17), o auditório da Famasul foi palco da celebração do primeiro aniversário do Batalhão Rural. A data destaca a importância da atuação da PM nas áreas rurais, atendendo a produtores, ribeirinhos, trabalhadores rurais, comunidades tradicionais, pequenos agricultores, pescadores e comerciantes, que dependem da segurança para o desenvolvimento de suas atividades diárias.

Durante a solenidade, policiais e autoridades foram homenageados, incluindo o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, que recebeu um troféu em nome da instituição, em reconhecimento pelo apoio ao policiamento rural. “Parabéns a todos os policiais que tem nos ajudado, tem trazido, não só a sensação, mas a verdadeira paz no campo que a gente precisa. O Sistema Famasul continuará sendo um parceiro dedicado”, destacou Stella.

Informações e foto Famasul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui